sábado, setembro 23, 2006

Papa recebe ameaças veladas


O Papa veio ontem a púbico, pela quarta vez nos últimos dias, tentar apagar a fogueira da polémica que ele próprio acendeu, a semana passada, quando associou a religião islâmica à violência.

“Expresso o meu profundo respeito pelas grandes religiões, em particular os muçulmanos, com quem estamos [os católicos] empenhados em defender e promover em conjunto a justiça social e os valores morais, a paz e a justiça para todos os homens”, disse Bento XVI durante a sua audiência semanal do Vaticano.“De maneira alguma quis tornar minhas as palavras do imperador”, acrescentou, referindo-se ao texto medieval que citou, o qual caracterizava os ensinamentos do profeta Maomé como “perversos e desumanos”.

Desde então, vários sectores radicais islâmicos têm feito ameaças mais ou menos veladas contra a vida do Sumo Pontífice. Uma das mais graves partiu de um grupo ligado à Al-Qaeda, de Bin Laden, que na passada segunda-feira afirmou estar a preparar atentados contra o Papa e Roma.A União Europeia está muito preocupada com as ameaças a Bento XVI. ( Em 24Horas de 22-09-2006)

Não será que os media, estão a dar demasiada importância ao assunto? Até a Al-Qaeda, aproveita, pois tudo isto é publicidade. Na minha opinião as comunidades muçulmanas, poderiam dar uma ajuda, a colocar um ponto final na polémica dado que o Papa, já se explicou e é certo que foi mal interpretado!

O Irão e a Malásia, já se mostraram compreensivos, o presidente Mahmud Ahmadinejad numa conferência de imprensa, disse " nós respeitamos o Papa e todas as pessoas que se interessam pela paz e justiça" "manifesto respeito por Bento XVI, as suas palavras sobre o Islão e a violência foram modificadas".

Abdullah Badawi, primeiro ministro da Malásia, considerou aceitável o esclarecimento de Bento XVI - " Penso que poderemos aceitar a sua explicação e esperamos que não surjam mais declarações irritantes para os muçulmanos", disse o chefe do governo malaio.

Uma coisa é certa, a explosão de protestos e violência, contra o discurso papal, demonstram que há instrumentalização e manipulação de massas por parte de instigadores políticos a que se juntam grupos extremistas radicais e terroristas!

Para bem da humanidade, de uma vez por todas, deveriam os líderes religiosos sentarem-se à mesma mesa e darem um passo definitivo no sentido de abertura ao diálogo inter-religiões, porque é possível a coexistência pacífica de todos os homens, independentemente do credo, raça ou religião... mas isto só é possível em liberdade e em democracia, com respeito mútuo e aceitando e respeitando as diferenças de uns e outros.

1 Comments:

At quinta-feira, outubro 05, 2006 9:30:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro Victor estou a visitá-lo aqui!Publiquei hoje o 1º post no crazyblog.
Belo tema já discutido e ainda muito por aprofundar...

Um abraço para todos os membros do Blogue!

Mário Relvas

 

Enviar um comentário

<< Home