terça-feira, novembro 23, 2004

Loïc Wacquant e os "ideólogos" do neoliberalismo

Acutilante: a intervenção de Loïc Wacquant na passada 6ª Feira, a fechar o colóquio sobre Pierre Bourdieu organizado pelo Departamento de Sociologia.
Poderosa: a sua visão profunda e integrada da configuração do Estado neoliberal e da interligação entre economia, regulação social e sistema penal/prisional.
Devastadora: a crítica em torno dos académicos do "pós-modernismo", apelidados de "ideólogos" da "aliança transnacional de classe" que impõe, à escala global, a lógica do neoliberalismo. O Scott Lash, que há não muito tempo esteve na FLUP a falar de "capitalismo metafísico" (?!), deve ter ficado com as orelhas a arder.
O Loïc Wacquant parece, aliás, apostado em prolongar o debate e acentuar a controvérsia em torno desta questão, algo que vem já da reflexão conjunta com Bourdieu, quando este ainda era vivo. Sobre este tema, veja-se, de resto, o absolutamente devastador artigo publicado em www.npmueg.ubbi.com.br/pos1-3bourdieu.htm, onde os dois autores - Loïc Wacquant e Pierre Bourdieu - se insurgem contra o "imperialismo da razão neoliberal" de que autores como Giddens e companhia são os arautos. O homem está numa cruzada, meus amigos!