sexta-feira, junho 03, 2005

Novo Calendário Escolar: um debate que é preciso fazer!

Prevê-se a istituição de um novo calendário escolar a partir do ano lectivo de2006/2007. Porque a opinião dos alunos de cada licenciatura é importante, publicamos aqui um texto emanado do Conselho Pedagógico e aproveitamos para lançar o debate sobre este tema. Publiquem os vossos posts e comments sobre esta questão aqui e depois daremos feedback ao Conselho Pedagógico.

"No âmbito da proposta emanada a partir da Reitoria de elaboração de um Calendário Escolar comum a todas as unidades orgânicas da Universidade do Porto, surgem diversas questões que carecem de definição, nomeadamente no que diz respeito às normas que estarão subjacentes a este processo, intimamente ligadas ao próprio regime de avaliação de cada faculdade. O Concelho Pedagógico sublinha, neste sentido, a importância de cada curso manifestar a sua posição perante as alterações que esta proposta implicará, estimulando a troca de ideias entre alunos e professores. Trata-se, pois, de incentivar a colaboração daqueles que mais sentirão os efeitos das transformações em curso.
Prevendo-se a aplicação efectiva deste Calendário Escolar a partir do ano lectivo 2006/2007, esta fase de transição assumir-se-á como o momento privilegiado de discussão e esclarecimentos. Até agora escasseiam as informações concretas quanto aos termos em que este procedimento se desenvolverá, parecendo contudo provável uma significativa alteração da época de recurso de Setembro. Permanecendo a época especial de Dezembro salvaguardada – pela sua própria natureza –, a época de Setembro deverá ser deslocada para o período imediatamente a seguir à época normal: ou seja, 1) os exames de recurso passarão a ser efectuados logo após as duas épocas de avaliação do 1º e do 2º semestre, dividindo-se, então, por Fevereiro e Julho ou 2) serão realizados em conjunto os exames de recurso dos dois semestres, durante Julho. As duas situações estão ainda a ser exploradas, entre outros aspectos, bem como as consequências e reajustamentos que desencadearão.
Será esta opção a mais apropriada à especificidade dos cursos da nossa faculdade? Irá de encontro às expectativas dos alunos? Qual a melhor alternativa à época de recurso em Setembro? Que interrogações levanta, em geral, a adopção de um novo Calendário Escolar? As opiniões de todos afirmam-se, assim, como o principal meio para participar neste quadro de alterações, ajudando à sua concretização".

Participem no debate!

1 Comments:

At quarta-feira, abril 16, 2008 4:17:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

a palavra conselho está escrita de maneira incorreta gramaticalmente. Está escrita deste modo: "concelho"!!!

 

Enviar um comentário

<< Home