quinta-feira, fevereiro 17, 2005

Uma lufada de ar fresco...

Numa altura de campanha eleitoral, em que se discutem questões essenciais para o país (ou não...), permitam-me que louve a iniciativa dos responsáveis do JN e da RTPN, empenhados em promover um novo artigo e programa apresentado por aquela que é hoje um dos vultos emergentes da cultura portuguesa em Portugal e no estrangeiro: Marisa Cruz.
O artigo/programa semanal em questão intitula-se "Os SPAs da Marisa" e procura apresentar-nos uma visão abrangente de uma realidade da maior importância para todos nós e à qual não tem sido dada a necessária relevância: a realidade das actividades de lazer ao nível dos SPAs (uns sítios onde se paga cerca de 500 euros por fim de semana para receber agradáveis massagens e nadar em água do mar quente, entre outras coisas que agora não me lembro).
A introdução do tema dos SPAs nesta altura tão importante da nossa vida social e política constitui mais uma lufada de ar fresco no panorama do debate de ideias no nosso país. Pena que os responsáveis políticos não saibam ser sensíveis à argúcia com que Marisa Cruz problematiza esta temática, fechando os olhos a um debate que permanece a anos-luz do nível que atingiu noutros países da UE-25.
Marisa Cruz faz ainda questão de reconfigurar totalmente o pensamento sociológico em torno da noção de "vocação", rejeitando liminarmente a perspectiva weberiana sobre este assunto. A modelo-actriz-intelectual "sempre sonhou" em apresentar um programa sobre SPAs, sonho que, naturalmente, se veio a concretizar, materializando a sua vocação claramente inata. Quando o director da RTPN lhe propôs esta nova aventura televisiva, a modelo-actriz-intelectual replicou, fascinada: "Como adivinhaste que eu sempre sonhei apresentar um programa sobre SPAs?". A profundidade do comentário prova como basta um esforço de transmissão de pensamentos junto do potencial empregador para que uma vocação de sempre se torne uma realidade.
Conto, em breve, aprofundar a reflexão sobre este assunto, apresentando ainda o link para o brilhante artigo de Marisa Cruz publicado no JN do passado Sábado.