domingo, setembro 25, 2005

Campanha Tampa amiga!

Aqui estou eu para ajudar a divulgar uma ideia genial. Trata-se nada mais nada menos que juntar (recolher) tampas de plástico, de garrafas, iogurtes etc., para reciclagem e com isto contribuir, para a aquisição de material ortopédico, para ajudar quem necessita.
Conheci a campanha na empresa onde trabalho, que aderiu à recolha disponibilizando recipientes para o efeito, nas instalações.
A ideia partiu de Guadalupe Jacinto uma enfermeira do Hospital Garcia da Horta...

Já agora aqui fica a sugestão, poderiamos organizarmo-nos e aderir à campanha na nossa faculdade... que dizem?
Para saberem mais visitem o site:
http://www.tampinhas.org

sexta-feira, setembro 16, 2005

"Desencontros e reencontros"!!!

Se estiverem interessados em reencontrar ex-colegas dos estabelecimentos de ensino secundário e universidades, foi criado um site para o efeito... parece interessante, aínda está pouco divulgado... experimentem!

http://www.ptalunos.com

quarta-feira, setembro 14, 2005

Encontro Científico Internacional "Trabalho, emprego e precariedade laboral"

Registem nas vossas agendas este evento de grande interesse:

Encontro Científico Internacional "Trabalho, emprego e precariedade laboral"
Departamento de Sociologia - FLUP

7 de Outubro de 2005

09h30m - Entrega de Documentação
10h00m - Trabalho e emprego: mutações, tensões e desfios
Serge Paugam - Centre National de la Recherche Scietifique - Paris
José Madureira Pinto - FEP
Moderadora: Sofia Cruz (FLUP)
12h45m - Almoço
14h30m - Precariedade, flexibilidade e desemprego: dinâmicas e tendências
Glória Rebelo - Univ. Lusófona de Humanidades e Tecnologias de lisboa
Teresa Rosa - Univ. Católica de Lisboa
Virgínia Ferreira - Fac. Economia da Univ. Coimbra
Moderadora: Luísa Veloso (FLUP)
17h15m - Fim de trabalhos

Informações: Mónica Silva (Departamento)
Tel.: 226077190

Estudantes 10 euros; outros 20 euros.


Toca a participar!

quarta-feira, setembro 07, 2005

Serafim Sociólogo: artista da rádio, tv, disco e da cassete pirata

Folgo em saber que a carta que recebemos da nossa colaboradora Goretti foi capaz de motivar a discussão em torno do tema da "adequação discursiva aos contextos e aos veículos de informação no campo sociológico", para recorrer às palavras do nosso provedor que, de resto, soube estar mais do que à altura das questões da nossa amiga cabeleireira. Pessoalmente, penso que o socólogo deve mandar-se para a frente em todas as vertentes da esfera pública e mediática. Uma espécie de artista de variedades, a que chamei o Serafim Sociólogo, artista da rádio, tv, disco e da cassete pirata. Pode parecer que estou a ser cínico, mas falo muito seriamente. Com a falta de empregos que anda para aí, temos de nos lançar e tomar de assalto todas as posições que tenham minimamente a ver com a exposição pública e mediática, de maneira a afirmarmos a nossa categoria sócio-profissional como verdadeiros detentores da verdade - passe a redundância -, que é o que somos. Uma nova classe social a acrescentar ao esquema teórico marxiano: os detentores dos meios de produção, os que não detêm os meios de produção e os sociólogos, que detêm a verdade. Eu ouso pensar assim. Acabou essa estupidez de termos a mania de falar para intelectuais, a mania de pregar aos convertidos. Eu quero é rumar à dominação mundial. Esse é que é o perfil do sociólogo orientado para a mudança social. Dominar o mundo! Essa é que é essa... Enquanto isso não é possível, vamos tomando de assalto as posições sociais dominantes, pelo menos em termos simbólico-ideológicos.
Confesso que não percebi metade do que o nosso caro Eduardo Vítor disse: não faço parte da elite sociológica e há gente mais consciente do que eu para falar de "arquipélagos" e coisas do tipo (MB, ajuda-me). Acho é que temos de falar para as massas, dizer o que eles querem ouvir e comer-lhes as papas na cabeça. Em Itália não era a República dos Juízes? Pois eu proponho para Portugal a República dos Sociólogos. Aproveito para citar alguns autores que considero importantes: Braudel, Popper, Bourdieu, Giddens, Beck e Lash, Luhmann e Habermas, Boaventura de Sousa Santos, Firmino da Costa, Machado Pais, Loïc Wacquant, Neil Smith, Cantinflas, argumentista dos Malucos do Riso, Batatinha. Citei-os apenas para que este artigo tivesse maior legitimidade sociológica, claro (neste momento é o artigo deste blog com mais autores citados...). De qualquer forma, devo dizer que adorei a definição sociológica de cumprimento e adorei ver que os sociólogos afinal até têm uma capacidade de encaixe boa e sabem brincar como os restantes mortais. Só penso que continuamos a cair numa tremenda confusão: por dizermos por palavras caras uma coisa de senso comum, não quer dizer que deixamos de recorrer ao senso comum; podemos cobrir o senso comum com uma capa de retórica sociológica, mas ele continua lá. E os seus efeitos perversos ainda passam a ser mais poderosos, porque vêm camuflados de reflexão científica, sendo mais facilmente assimilados e reproduzidos. Por isso é que eu digo: deixemo-nos de sociologias e voltemo-nos para o senso comum puro e duro. Se dermos graxa às pessoas dizendo o que elas querem ouvir e fazendo-as sentir-se muito inteligentes, é mais fácil a obtenção do nosso objectivo de dominação universal. Por isso, deixemo-nos de coisas e coloquemo-nos sob as luzes da ribalta. "Serafim, Serafim, Sociólogo, aqui estou e na verdade sei que vou ser o que sonhei!"

PS: Aproveito apenas para terminar a minha reflexão com mais algumas citações de autores que acho que são apropriados para este momento: Featherstone, Diana Crane, Ash Amin, Parsons, Malinowski, Carlos Fortuna, Action Man, Doutor Estranho, Green Goblin, Jorge Costa, José Mourinho, Buda, Cão do Super Maxi. Obrigado.

sábado, setembro 03, 2005

Participação no Blog

Constata-se em relação à participação no Blog do GES-FLUP, que a mesma se resume a onze colaboradores, daí que não seria demais relembrar que podem e devem participar todos que o desejem, não é nada dificil.O primeiro passo é enviar um email para ges-flup@portugalmail.pt a solicitar o reenvio do convite para aceder à conta no blogger.
Cordiais cumprimentos

quinta-feira, setembro 01, 2005

AS TASCAS!!!


Pois as tascas, este foi um trabalho complicado,no entanto valeu mais uma experiência com muito que contar mas, como se refere o homemdo leme, o timoneiro viu a agulha da bússula desorientada e chegou à conclusão de que estavamos em território desconhecido e de grandes influências magnéticas!Enfim com escolhos e glaciares enormes, lá pusemos o quebra-gelo a funcionar e arribamos a novas terras mas de gente antiga, assim como o meu amigo... valeu a experiência e por certo, terá seguimento...



Link para a minha Primeira Home Page:

http://br.geocities.com/victorvalesimoes/Visaogeral.html

Victor "dos antigos" e Bruno Costa...

Victor " dos antigos" e Bruno Costa!

Esta é para a posteridade... nesta altura, discutia-se uma solução motorizada... a ver vamos até onde irá o génio e o engenho!
Por mares de antes nunca navegados, entre lutas de Titãs e de má língua...
a companha chegará por certo a bom porto!




Em relação aos novos calendários escolares, na minha modesta opinião... julgo ser um passo para melhor...evitamos assim uma sobrecarga de exames em Setembro!

A todos os que irão prestar provas em Setembro, desejo que corra tudo pelo melhor.

BOM ESTUDO E BONS EXAMES