quinta-feira, junho 30, 2005

Ele voltou ao ataque!!!

abro o jornal e eis com o que deparo:

POPULARIDADE
"Quinta" fabrica candidatos
Agostinho Santos

"Quinta" fabrica candidatos para as eleições autárquicas

Gonçalo da Câmara Pereira, Elsa Raposo e Avelino Ferreira Torres aproveitam popularidade que conquistaram no programa e aceitam dar a cara nas próximas eleições Tino de Rans resistiu ao convite

Gonçalo da Camara Pereira, Elsa Raposo e Avelino Ferreira Torres, concorrentes do programa "Quinta das Celebridades", da TVI, vão ser, ao que tudo indica, candidatos a presidentes de Câmara nas próximas eleições de Outubro. (Blá Blá blá blá)

Sociólogo sublinha ganhos

O JN tentou ouvir sobre esta questão Avelino Ferreira Torres, mas o seu assessor de imprensa disse que o presidente da Câmara do Marco de Canavezes "não prestaria nenhuma declaração de qualquer espécie".Para o sociólogo Eduardo Vitor Rodrigues, a participação em programas do género da "Quinta" ajuda toda a gente, "quer políticos a ganhar câmaras, quer pessoas falidas a reconstruir a vida". No caso de Avelino Ferreira Torres, o sociológo diz que o facto de ele pretender dar a conhecer o que chamou "de seu lado humano", denota que houve desde logo "um aproveitamento que corresponde a uma estratégia de requalificação da imagem junto da opinião pública".O sociólogo explica ainda que este estilo de programa vai ao encontro do que a maioria dos portugueses gosta "É uma oportunidade para olhar para dentro da janela das pessoas". É uma prática que assenta "na lógica da procura do conhecimento da vida alheia".

É como eu digo, não há nada como a palavra de um sociologo para legitimar qualquer bacorada... é preciso tirar um doutoramento para chegar ás mesmas conclusões que o resto do povo? Aliás este artigo peca precisamente pela falta de corroboração da teoria sociológica dada pela cabeleireira Goreti! Esta sim percebe destes assuntos, por via das inumeras leituras da Maria, Tv 7 dias e afins...Por isso gente, quando forem sociologos, cuidado com o que dizem mesmo à mesa do café, ou ainda veem o vosso nome colado ao carimbo "this bullshit as been comproved by sociologists"

sábado, junho 18, 2005

"Gesto": o número 2 vem aí!

Encontra-se fechado o processo de recolha de artigos para publicação na "Gesto", a revista do GES-FLUP. Recebemos perto de uma dezena de trabalhos e, à partida, todos serão publicados. Será também publicado um pequeno artigo da autoria de um dos professores da casa, bem como a transcrição das intervenções proferidas na última edição das Noites de Sociologia.
Falta apenas receber feedback destas transcrições e formatar tudo, para depois enviar para a gráfica.

O número 2 da "Gesto" vem aí e o projecto é para continuar!

O GES-FLUP

terça-feira, junho 14, 2005

Um artigo sobre o GES-FLUP

Eis um artigo sobre o GES-FLUP publicado há não muito tempo no portal do curso de jornalismo da FLUP. Leiam-no aqui.

terça-feira, junho 07, 2005

Boa sorte para os Exames!

O GES-FLUP deseja a todos os alunos de Sociologia - e, já agora, a todos os estudantes da FLUP - uma óptima época de exames, cheia de sucessos e sem stresses.

Boa sorte! O sofrimento passa num instante, não se preocupem!

O GES-FLUP

sexta-feira, junho 03, 2005

Novo Calendário Escolar: um debate que é preciso fazer!

Prevê-se a istituição de um novo calendário escolar a partir do ano lectivo de2006/2007. Porque a opinião dos alunos de cada licenciatura é importante, publicamos aqui um texto emanado do Conselho Pedagógico e aproveitamos para lançar o debate sobre este tema. Publiquem os vossos posts e comments sobre esta questão aqui e depois daremos feedback ao Conselho Pedagógico.

"No âmbito da proposta emanada a partir da Reitoria de elaboração de um Calendário Escolar comum a todas as unidades orgânicas da Universidade do Porto, surgem diversas questões que carecem de definição, nomeadamente no que diz respeito às normas que estarão subjacentes a este processo, intimamente ligadas ao próprio regime de avaliação de cada faculdade. O Concelho Pedagógico sublinha, neste sentido, a importância de cada curso manifestar a sua posição perante as alterações que esta proposta implicará, estimulando a troca de ideias entre alunos e professores. Trata-se, pois, de incentivar a colaboração daqueles que mais sentirão os efeitos das transformações em curso.
Prevendo-se a aplicação efectiva deste Calendário Escolar a partir do ano lectivo 2006/2007, esta fase de transição assumir-se-á como o momento privilegiado de discussão e esclarecimentos. Até agora escasseiam as informações concretas quanto aos termos em que este procedimento se desenvolverá, parecendo contudo provável uma significativa alteração da época de recurso de Setembro. Permanecendo a época especial de Dezembro salvaguardada – pela sua própria natureza –, a época de Setembro deverá ser deslocada para o período imediatamente a seguir à época normal: ou seja, 1) os exames de recurso passarão a ser efectuados logo após as duas épocas de avaliação do 1º e do 2º semestre, dividindo-se, então, por Fevereiro e Julho ou 2) serão realizados em conjunto os exames de recurso dos dois semestres, durante Julho. As duas situações estão ainda a ser exploradas, entre outros aspectos, bem como as consequências e reajustamentos que desencadearão.
Será esta opção a mais apropriada à especificidade dos cursos da nossa faculdade? Irá de encontro às expectativas dos alunos? Qual a melhor alternativa à época de recurso em Setembro? Que interrogações levanta, em geral, a adopção de um novo Calendário Escolar? As opiniões de todos afirmam-se, assim, como o principal meio para participar neste quadro de alterações, ajudando à sua concretização".

Participem no debate!