domingo, julho 24, 2005

Guess, guess, guess who's back?

Deixo os comentários para os meus caros colegas.

"FIEL OU INFIEL?"
"Programa ultrapassa os limites do razoável"
Para o sociólogo Eduardo Vítor Rodrigues, trata-se provavelmente do conteúdo mais violento da televisão portuguesa. Alta Autoridade já recebeu três queixas.

A fazer fé nas audiências, parece que o público, de uma maneira geral, gosta do programa "Fiel ou infiel?" que actualmente a TVI exibe duas vezes por semana, à sexta e ao domingo. Mas, há também quem conteste a moralidade do programa e tenha apresentado queixa na Alta Autoridade para a Comunicação Social.
Segundo o JN apurou, esta entidade está a analisar três queixas e na próxima quarta-feira tomará uma decisão sobre o programa. "Fiel ou infiel?" é apresentado pelo brasileiro João Kléber, rosto do mesmo programa que vai para o ar no Brasil há mais de quatro anos, e testa a fidelidade dos casais. Trata-se de um programa que põe à prova a resistência da carne e a fidelidade ao homem ou à mulher com quem se é casado ou se vive.

Para Eduardo Vítor Rodrigues, sociólogo e professor de Sociologia na Universidade do Porto, o programa tem todos os ingredientes para ter sucesso. E porquê? Porque "ali vale tudo, ou seja, o interesse são as consequências sociais do programa, vive-se muito a ideia de ver onde o outro chega". Mas, o sociólogo acha também que o êxito do programa da TVI "está associado à vontade tipicamente portuguesa de observar o que se passa na casa do outro". Considera, no entanto, que o programa ultrapassa todos os limites do razoável, classificando-o de "violento, em termos emocionais".

Para lerem o artigo completo, cliquem aqui.

E já agora... Viva a Sociologia! Por tudo e por nada!

quinta-feira, julho 21, 2005

Parabéns à mais recente fornada de sociólogos

Para todos os colegas que entregaram o seu seminário agora, muitos parabéns e que levem o nome da sociologia made in Oporto longe. Boa sorte para o futuro! Já dizia o Sérgio Godinho "Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida"

quinta-feira, julho 14, 2005

"Gestos": número 2

Maltinha:

Falta formatar os artigos e levar tudo para a gráfica para termos o número 2 da "Gestos". O Bruno (3º ano) está a coordenar isso e, em breve, estará em condições de enviar as provas para o pessoal. Solicitam-se voluntários para ajudar a formatar e rever os artigos! Entrem em contacto com o Ges-Flup através do e-mail: ges-flup@portugal mail.pt

Depois é aguardar e dar a revista a conhecer ao mundo!

quinta-feira, julho 07, 2005

A não perder! Divulguem e participem!

O Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto está a organizar um Workshop sobre “Desempregados de Longa Duração: Trajectórias e Peripécias”, que contará com a presença de Didier Demaziere (Directeur du Laboratoire PRINTEMPS - Paris). Este workshop é organizado em parceria com o CIIE (Centro de Investigação e Intervenção Educativas) da FPCEUP. O Workshop decorrerá no dia 13 de Julho de 2005, às 17h30, no Anfiteatro Nobre da FLUP.

A entrada é livre e não requer qualquer inscrição.

O GES-FLUP