segunda-feira, fevereiro 28, 2005

Reunião Geral de Alunos - Noites de Sociologia 2005

Digníssimos colegas:

Realiza-se no próximo dia 7 de Março (2ª Feira, precisamente daqui a uma semana), pelas 15h30, em local a definir, uma Reunião Geral de Estudantes de Sociologia, para a qual todos estão desde já convocados. O ponto de encontro será no Bar da FLUP, pelas 15h15. A Ordem de Trabalhos proposta para a reunião é a seguinte:

1) Noites de Sociologia 2005
2) Outras actividades

Trata-se de uma reunião informal que ganhará muito se toda a gente participar com as suas ideias e a sua motivação para trabalhar. Se o objectivo passa por realizar as Noites na primeira quinzena de Abril, é preciso começar a pedalar desde já! O contributo de todos é fundamental. Na reunião do próximo dia 7 definiremos o tema, local, convidados, formato e as responsabilidades da malta. Falaremos ainda da edição do número 2 da "Gestos", cujo prazo de entrega de artigos foi adiado por mais alguns dias. Passem palavra e apareçam!

O GES-FLUP

quinta-feira, fevereiro 24, 2005

Agora que temos novo Governo...

Agora que temos novo Governo, vale a pena relançar o debate inaugurado por Marisa Cruz acerca da importância dos SPAs no nosso país. Ouvistes vós alguma coisa sobre este assunto durante a campanha eleitoral? Nada! Os líderes partidários fugiram a este tema como o diabo foge da cruz. Apesar de terem - e bem! - debatido temas centrais na vida de todos os portugueses como o casamento de homossexuais, a eutanásia e as relações afectivas intergeracionais (ouvi falar por diversas vezes de "colo"...), os líderes partidários nada disseram sobre a temática dos SPAs, uma injustiça que só se compara à fuga ao tema da poligamia, outro tema estruturante que um distinto pensador da Igreja Católica procurou introduzir na campanha mas que acabou por ficar em stand by (valerá a pena recuperá-lo nas Presidenciais de 2006...). Uma coisa é não falar de temas menores, como o desemprego, a precariedade laboral ou os défices educacionais dos portugueses; outra coisa é negligenciar este tipo de temas. Onde está, afinal, a acutilância política dos nossos líderes partidários?

Engenheiro José Sócrates:
Agora que se prepara para assumir o cargo de Primeiro-Ministro, os portugueses exigem que defina claramente a sua posição sobre este assunto. A democratização do acesso aos SPAs (Marisa Cruz incluída) deve ser uma prioridade política; está em causa a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida dos portugueses. Para reflectir, e na impossibilidade de lhe apresentar o texto de Marisa Cruz que inaugurou esta discussão em Portugal, aqui lhe deixo o artigo do passado Sábado.
Os portugueses merecem o seu empenho neste assunto!

quarta-feira, fevereiro 23, 2005

Le Roi Est Mort-Vive Le Roi...



Agora esta música faz muito mais sentido....

«Um homem também chora ( e agora é que deve chorar mesmo...)
Menina morena ( morenas loiras, solteiras, casadas...)
Também deseja colo
Palavras amenas
Precisa de carinho
Precisa de ternura
Precisa de um abraço
Da própria candura
Guerreiros são pessoas
São fortes, são frágeis
Guerreiros são meninos
No fundo do peito
Precisam de um descanso
Precisam de um remanso
Precisam de um sonho
Que os tornem refeitos
É triste ver este homem (Pois é...)
Guerreiro menino
Com a barra de seu tempo
Por sobre seus ombros
Eu vejo que ele berra
Eu vejo que ele sangra
A dor que traz no peito ( por não ter sido eleito PM)
Pois ama e ama
Um homem se humilha (Com uma música de campanha destas é normal...)
Se castram seu sonho
Seu sonho é sua vida
E a vida é trabalho
E sem o seu trabalho
Um homem não tem honra
E sem a sua honra
Se morre, se mata
Não dá pra ser feliz
Não dá pra ser feliz»

Posted by Hello

segunda-feira, fevereiro 21, 2005

Investigação e Desenvolvimento

Agora que tanto se fala no investimento em I&D e tecnologia, em inovação e competitividade, em modernização (o eterno discurso ideológico da modernização...), em criação de novos empregos (quando terminarmos o curso, estaremos lá para cobrar!), vale a pena conhecer a (triste) realidade do sistema científico e tecnológico português. Vejam aqui a que distância estamos dos restantes países da UE...

sexta-feira, fevereiro 18, 2005

Plano de Formação do Departamento de Sociologia - 1º Semestre 2005

O Departamento de Sociologia tem uma série de acções de formação previstas para este 1º Semestre de 2005. Algumas mais interessantes (SPSS, Nudist...), outras nem tanto, mas vale a pena consultar o plano completo. Visitem o site do Departamento e, em particular, a página dedicada aos cursos de formação em

http://www.letras.up.pt/ds/por/formação2005

Os preços nem sempre são os mais apetecíveis, mas a oferta tem vindo a melhorar (qualitativa e quantitativamente), o que não deixa de ser um dado a reter...

Noites de Sociologia '05

Continuamos a precisar de temas para a edição 14 das Noites de Sociologia, a realizar nas primeiras semanas de Abril. Já temos:

- Loucura
- Emigração/Imigração
- Globalização
- Media...

Precisamos de mais ideias e/ou de formas concretas de desdobrar os temas já propostos. Agora que acabaram os exames, toca a ajudar! Em breve teremos uma Reunião Geral de Estudantes de Sociologia para definir o tema e a logística das Noites. Fiquem atentos!
Quanto à "Gestos", estamos em défice em termos de entrega de textos! Vá lá! Participem! Os exames já não são desculpa. Vejam o Regulamento publicado aqui no blog e enviem os vossos trabalhos!

quinta-feira, fevereiro 17, 2005

Uma lufada de ar fresco...

Numa altura de campanha eleitoral, em que se discutem questões essenciais para o país (ou não...), permitam-me que louve a iniciativa dos responsáveis do JN e da RTPN, empenhados em promover um novo artigo e programa apresentado por aquela que é hoje um dos vultos emergentes da cultura portuguesa em Portugal e no estrangeiro: Marisa Cruz.
O artigo/programa semanal em questão intitula-se "Os SPAs da Marisa" e procura apresentar-nos uma visão abrangente de uma realidade da maior importância para todos nós e à qual não tem sido dada a necessária relevância: a realidade das actividades de lazer ao nível dos SPAs (uns sítios onde se paga cerca de 500 euros por fim de semana para receber agradáveis massagens e nadar em água do mar quente, entre outras coisas que agora não me lembro).
A introdução do tema dos SPAs nesta altura tão importante da nossa vida social e política constitui mais uma lufada de ar fresco no panorama do debate de ideias no nosso país. Pena que os responsáveis políticos não saibam ser sensíveis à argúcia com que Marisa Cruz problematiza esta temática, fechando os olhos a um debate que permanece a anos-luz do nível que atingiu noutros países da UE-25.
Marisa Cruz faz ainda questão de reconfigurar totalmente o pensamento sociológico em torno da noção de "vocação", rejeitando liminarmente a perspectiva weberiana sobre este assunto. A modelo-actriz-intelectual "sempre sonhou" em apresentar um programa sobre SPAs, sonho que, naturalmente, se veio a concretizar, materializando a sua vocação claramente inata. Quando o director da RTPN lhe propôs esta nova aventura televisiva, a modelo-actriz-intelectual replicou, fascinada: "Como adivinhaste que eu sempre sonhei apresentar um programa sobre SPAs?". A profundidade do comentário prova como basta um esforço de transmissão de pensamentos junto do potencial empregador para que uma vocação de sempre se torne uma realidade.
Conto, em breve, aprofundar a reflexão sobre este assunto, apresentando ainda o link para o brilhante artigo de Marisa Cruz publicado no JN do passado Sábado.

quarta-feira, fevereiro 09, 2005

Textos para a "Gestos"

Mais ou menos loucos, o número 2 da "Gestos" precisa de artigos vossos! Checkem o regulamento publicado mais abaixo e participem. O prazo de entrega de trabalhos - por e-mail ou pessoalmente - termina no final do mês de Fevereiro e não queríamos ter de alargá-lo muito. O objectivo é que a Revista saia até ao final do ano!

Não hesitem! É uma oportunidade única para partilharem com milhões de pessoas a vossa imaginação sociológica!

quinta-feira, fevereiro 03, 2005

Que tal um pouco de loucura este ano?


LOUCURA!!! Parece que existem alguns adeptos em relação a esta proposta de tema para as noites de sociologia deste ano... alguem tem mais alguma? Posted by Hello