terça-feira, maio 31, 2005

ELEIÇÕES GES-FLUP: amanhã!

Realizam-se amanhá, dia 1 de Junho, entre as 10H e as 18H, as ELEIÇÕES para os corpos sociais dos GES-FLUP para o ano de 2005/2006. A mesa de voto estará no Bar da FLUP. Poderão votar todos os sócios do GES ou outros alunos do curso de Sociologia que, não sendo sócios do GES, manifestem vontade de adquirir esse estatuto. Acima de tudo, as eleições servem para estruturar um grupo de trabalho mais directamente envolvido nas actividades do GES, mas a verdade é que o funcionamento do Grupo continuará a basear-se no modelo alargado da Reunião Geral de Estudantes de Sociologia.
A participação de todos é fundamental para a continuidade deste importante projecto!

Eis algumas das linhas programáticas colocadas à consideração dos estudantes de Sociologia da FLUP neste acto eleitoral:

1. Manter a Assembleia-geral como elemento estruturante do processo de tomada de decisões. Assinale-se, contudo, a pertinência em agilizar a difusão de informação: mailing list funcional e responsabilização pessoal pela mobilização/divulgação. Incrementar a participação (intensiva e extensivamente).

2. Assegurar a realização das Noites de Sociologia num formato idêntico ao deste ano - enquadramento num plano mais vasto e diversificado de actividades (além dos debates, incluir actividades como um convívio ou o ciclo de cinema, etc.) - organização de uma Semana de Sociologia!

3. Gerir e ampliar os contributos para o blog do GES. Eventualmente, expandir o grupo de trabalho encarregue destas acções a estudantes que não pertençam ao grupo de trabalho mais envolvido na gestão e organização do GES.

4. Assumir o compromisso de participar activamente nos intensos debates que atravessam presentemente o Ensino Superior e particularmente a licenciatura em Sociologia: Processo de Bolonha, pacotes legislativos que versam sobre o financiamento, sobre a gestão e autonomia escolares, etc.

5. Promover os momentos de convívio entre os estudantes do curso.

6. Continuar a edição e publicação da revista GESTOS.

7. Participar na discussão do processo de constituição da Associação Nacional de Núcleos de Sociologia, esforçando-nos por trazer a discussão até junto dos estudantes do curso e correspondendo às solicitações que nos foram feitas no último Encontro Nacional de Núcleos de Sociologia.

8. Promover e aprofundar a relação com o Departamento de Sociologia, organizando actividades conjuntas e estudando soluções conjuntas para os problemas do curso.reivindicando mNão esquecer a relação com docentes, pois durante este ano foram realizadas algumas actividades, em que o pedido de contribuição foi recíproco, e o resultado final foi benéfico para ambas as partes.

domingo, maio 29, 2005

Já temos "counter"!

Como talvez já repararam, o blog do GES conta agora com o seu próprio "counter" (fundo da página), pelo que poderemos acompanhar ao minuto o nível de visitas da página. Em dois dias tivemos 77... 78... 79... 80... visitantes! Vamos lá a divulgar e dinamizar isto para ver se antes dos exames damos a volta à coisa! Acima de tudo, importa que o pessoal não se acanhe e publique as suas coisitas aqui: reflexões, pequenos artigos, críticas, imagens, comentários, notícias relativas ao curso, etc. O blog pertence aos estudantes de Sociologia da FLUP e, como tal, precisa do contributo de todos para que possa afirmar-se como verdadeiro fórum de discussão e encontro.

Vemo-nos na blogosfera!

Vamos falar de política! Haverá melhor altura do que esta para isso?

Tenho ideia que o programa de pesquisa em Sociologia Política que, em Portugal, mais falta faz neste momento é aquele que consiga debruçar-se sobre as múltiplas formas de dissociação entre as pessoas e os fenómenos políticos, programa que, para ser bem sucedido, teria de assumir como dimensão analítica central a questão das "elites políticas" e da sua actuação ao longo dos tempos.
Vem isto a propósito das recentes notícias de compadrios muito mal explicados entre certos e determinados ministros do anterior Governo (PSD/PP) e certas e determinadas empresas (do Grupo BES e tal...).
Chamei à mais recente actualização do caso: "São Paulo e o Milagre do Espírito Santo".
A coisa passou-se assim: o Ministério da Defesa do Dr. Paulo Portas decidiu remodelar o stock de armas do Exército - substituindo a velhinha G3 por uma espingarda modernaça - e vai daí lançou um concurso público internacional, ao qual responderam algumas empresas de armamento. Até aqui, tudo normal (bem, a G3 tem a sua piada, mas pronto). O que acontece é que, afinal, o concurso já estava decidido à partida (do tipo: "quero contratar um indivíduo mas tem de ter 1,82m, tem de se chamar José Barbosa e tem de ser filho do meu vizinho do 3º esquerdo"). A Diemaco, uma empresa de armamento canadiana que se sentiu lesada com o concurso (que incluía, por exemplo, um estranho requisito relacionado com um tamanho específico do cano da arma - requisito que só uma arma cumpre: a que ganhou, claro!), veio inclusivamente a público contestar o processo, pois este apenas abria caminho à empresa alemã HK, excluindo à partida todos os outros potenciais concorrentes. E quem é esta empresa ganhadora-à-partida, a alemã Heckler & Koch – HK? Nem mais nem menos que uma empresa representada em Portugal pela Escom, uma das empresas do grupo Espírito Santo que está no centro das investigações do «caso Portucale» (o tal do abate dos sobreiros e dos campos de golfe).
O "Barbas" disse uma vez que o pessoal dos Governos não passava de mais uma cambada de funcionários das grandes empresas... e parece que o homem tinha a sua razão. De todo o modo - e deixando de lado estes arcaísmos, não é? -, casos como este podem constituir pontos de partida importantes para uma reflexão séria sobre as razões do tão falado "afastamento" entre as pessoas e a política e sobre as formas dessa "revolta" desestruturada (e inconsequente, infelizmente) face ao sistema político-partidário existente que tantas vezes se vê e ouve. As relações entre as pessoas e os sistemas políticos são múltiplas e complexas, é certo, mas isso não significa que devamos desistir de pensar estas coisas, pelo contrário. Acima de tudo, é preciso abandonar os chavões vazios do tipo "as pessoas não ligam", "a culpa é do individualismo", "os políticos são todos iguais", "isto já não tem volta a dar", "o poder corrompe", etc., e voltar as atenções para o campo político tal como ele se encontra estruturado: para as suas relações com os outros campos, para os seus agentes, para o sistema de posições e relações que o caracteriza. No fundo, deixar as generalizações abusivas e chamar as coisas pelos nomes. Porque isto não vai lá com milagres do Espírito Santo...

Mas isto sou eu a lançar ideias para debate, mais nada! Aproveitem para disparar uns tiros sobre isto...

sábado, maio 28, 2005

Avaliação da FLUP: a colaboração dos alunos é fundamental!

Encontra-se em curso o processo de avaliação da FLUP. Esta consiste essencialmente em três grandes partes: uma relativa às condições da FLUP, outra sobre os professores e ainda uma terceira sobre as disciplinas.
O processo de avaliação é uma via fundamental para que todos (professores e órgãos dirigentes da FLUP) possam melhorar as condições de ensino/aprendizagem. Os alunos são uma das fontes primordiais do processo de avaliação. Neste sentido, apelamos a todos os estudantes do curso de Sociologia para que preencham o inquérito por questionário que se encontra on line no SIGARRA de 27 de Maio a 15 de Julho do corrente ano.
Para aceder ao inquérito, deverão autenticar-se no site da FLUP com o utilizador (login) e senha (password) pessoais. Imediatamente será visualizado o módulo de inquéritos.

São dois os inquéritos a serem preenchidos:
1) Avaliação pedagógica das disciplinas e dos docentes – INQUÉRITOS » Inquéritos Pedagógicos. Terão de preencher um inquérito pedagógico por cada disciplina a que se encontram inscrito.

2) Caracterização Sócio-demográfica dos alunos e avaliação das condições da FLUP - Outros Inquéritos » Inquéritos não Pedagógicos 2004/2005. O inquérito não pedagógico só será preenchido uma vez.

O preenchimento é estritamente confidencial.

O GES-FLUP associa-se ao Departamento de Sociologia na divulgação deste processo e solicita a colaboração de todos os alunos do curso. A avaliação é um primeiro passo importante para podermos defender os nossos direitos!

Participem no processo de avaliação da FLUP e divulguem-no junto do máximo de pessoas!

quarta-feira, maio 25, 2005

Reunião GES-FLUP: É hoje!

Realiza-se hoje, 25 de Maio, mais uma reunião do GES-FLUP, desta vez para tratar essencialmente das eleições do próximo dia 1 de Junho. Quem estiver interessado em constituir listas ou em participar no processo, dando continuidade ao trabalho, apareça no bar pelas 15h00. A reunião será em lugar a definir.

Passa palavra e participa!
O curso de Sociologia conta contigo!

sexta-feira, maio 20, 2005

Eleições GES-FLUP 2005/2006

Na reunião de alunos de Sociologia de ontem, decidiu-se pela marcação das eleições para os corpos sociais do GES-FLUP para o biénio 2005/2006, eleições essas que terão lugar no próximo dia 1 de Junho (4ª Feira). Até ao próximo dia 25 de Maio decorre o período de elaboração e entrega de listas; estas deverão ser compostas por um mínimo de 11 alunos de Sociologia da FLUP (5 para a Direcção, 3 para o Conselho Fiscal, 3 para a Assembleia Geral).

Se estás interessado em participar e em dar continuidade a este projecto - que se prepara para completar 4 anos de existência -, envia um e-mail para ges-flup@portugalmail.pt ou contacta o GES através do Pedro Tavares (919768334) ou do João Queirós (936347885).

O contributo de todos nós é fundamental para não deixar cair uma ideia e um projecto únicos e essenciais ao curso de Sociologia! Participa!

A Sociologia vai ao Parque II

O Departamento de Sociologia da FLUP organiza amanhã, a partir das 10h, no Parque da Cidade do Porto, um pinquenique envolvendo toda a comunidade sociológica, iniciativa apoiada pelo GES-FLUP. O ponto de encontro é na entrada para o Parque pela Av. da Boavista. Polémicas à parte - e são benvindas, de resto... -, será um bom momento de confraternização e de divertimento antes do stresse dos trabalhos e dos exames que aí vem.
Por isso, apareçam. A "multa" é uma bebida e mais qualquer coisa para comer, doce ou salgado. Paasem palavra e... vemo-nos no Parque!

sábado, maio 14, 2005

Reunião Geral de Alunos de Sociologia

Maltinha sociológica:

Isto anda muito paradão... É certo que se meteu a Queima, mas tal não pode explicar a falta de participação do pessoal no blog! Vamos dinamizar isto!

Para já, temos marcada uma Reunião Geral de Alunos de Sociologia: realizar-se-á no próximo dia 19 de Maio (5ª Feira), pelas 15H30, em sala a definir. A Ordem de Trabalhos proposta é a seguinte:

1. Balanço das actividades realizadas
2. Eleições GES-FLUP
3. Outros assuntos de interesse

Tragam ideias, vontade de participar e vão pensando em apresentar uma lista aos órgãos sociais do GES! Entretanto, passem palavra e apareçam na reunião!

O GES-FLUP