segunda-feira, maio 29, 2006

"Relações sociais de observação" - Conferência com o Prof. José Madureira Pinto

O Departamento de Sociologia promove hoje, 29 de Maio de 2006, pelas 17h30, a Conferência de Encerramento do Mestrado em Sociologia Sociedade Portuguesa Contemporânea, Estruturas e Dinâmicas, intitulada "Relações Sociais de Observação".
A referida conferência, certamente mais um momento alto do calendário de eventos do Departamento de Sociologia, no ano em que a nossa licenciatura celebra duas décadas, será proferida pelo Prof. Doutor José Madureira Pinto, da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e do Instituto de Sociologia da FLUP, e decorrerá na Sala de Reuniões da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

segunda-feira, maio 22, 2006

A Sociologia vai ao Parque: Todos juntos para sermos muntos!

Uma vez mais, o DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA e o GES-FLUP organizam um convívio/piquenique entre Professores e Alunos, no Parque da Cidade. À semelhança do que aconteceu no ano passado, o objectivo é proporcionar a toda a comunidade sociológica - e não só! - a oportunidade de um encontro ao ar livre, com diversas actividades físicas e culturais, sempre num ambiente de bom humor, proximidade e descontracção. O piquenique realizar-se-á no dia 27 de Maio, entre as 11h e as 17h, no Parque da Cidade (local de encontro: entrada da Boavista).

Programa:
11h00 – Chegada
12h15 – Aula com um professor do Ginásio Premier
13h00 – Almoço
14h30 – Pedipaper
16h30 – Entrega de Prémios

É necessária a inscrição (junto do Secretariado do Departamento), de forma a que possa ser avaliado o número de sociólogos, aprendizes de sociólogo e de todos os potenciais participantes. Esta inscrição é imperativa, pois é necessário planear a distribuição dos contributos de cada um (pequena multa).

Convidamos toda a comunidade escolar da FLUP a participar nesta iniciativa.

sábado, maio 20, 2006

Discussão da tese de doutoramento do professor Eduardo Vitor Rodrigues na Sic noticias.

sexta-feira, maio 12, 2006

Jornada Pedagógica "Pesquisar e Filmar"

No âmbito das Comemorações dos 20 anos da licenciatura em Sociologia, o Departamento de Sociologia organiza no próximo dia 19 de Maio a Jornada Pedagógica PESQUISAR E FILMAR: O REGISTO DOCUMENTAL E AS CIÊNCIAS SOCIAIS.
A Jornada terá lugar no Anfiteatro Nobre da FLUP entre as 11h e as 19h e contará com a projecção de três documentários portugueses e as intervenções dos convidados (realizadores e cientistas sociais).
A entrada é gratuita, sujeita a inscrição prévia.

O GES-FLUP apela à participação na iniciativa de todos os alunos interessados pelas questões da sociologia visual e da utilização do vídeo na pesquisa sociológica.

terça-feira, maio 09, 2006

Morangos com....

“É bom Chupar” se não me engano é este o novo slogan da chupa-chups. É bom ver que pelo menos alguém está preocupado com a educação sexual dos jovens. Se repararem bem na publicidade o chupa-chupa tem a forma de Morango que é envolvido num liquido leitoso… será só imaginação da minha mente deturpada ou aquilo tresanda a apologia do sexo oral? Por mim acho bem, assim evita-se muita gravidez na adolescência, finalmente os Morangos com açúcar apostaram numa vertente pedagógica! No reino Unido, país da Europa com maior índice de gravidez na adolescência, há muito que se promove o sexo oral como meio anticoncepcional seguro, é bom ver em Portugal uma entidade privada preocupada com a sexualidade dos jovens! Já que o Estado não se entende com a educação sexual nas escolas, nada melhor que uma “estrela” da série mais idolatrada e emulada pelos jovens do nosso país para dar o exemplo! Se conseguiram impor o penteado à “Zé Milho” conseguem tudo! Obrigado TVI e Chupa-Chups pelo verdadeiro serviço público que prestam! E já agora associem-se ao Perna-de-Pau e usem o slogan “e bom lamber”, assim ninguém fica confuso, por achar que chupar é só coisa de mulheres… mas melhor seria o Calipo assim não davam azo a preciosismos linguísticos! “ é bom chupar e lamber!”