terça-feira, abril 15, 2008

Solidariedade para com a Rafaela

Estimados amigos e colegas, o apelo que aqui transcrevo é mais uma das muitas situações que se nos deparam e que nos tocam. Neste caso concreto que me chegou, em especial a dedicação desta mãe, que tudo tem feito para ajudar a sua filhinha a Rafaela. Tem a particularidade de ser um caso que tenho seguido desde o inicio, porque tem sido divulgado na empresa aonde trabalho. Desta vez, pensei em alargar a ajuda, colocando esta informação, aqui no nosso blogue e com a certeza de que chegará mais longe com a ajuda de todos vós, ajudem conforme puderem e divulguem, aumentando assim as probabilidades de êxito da Rafaela e da sua mãe!
Victor Simões
*******
Faz agora 2 anos em Julho que iniciei a campanha da Rafaela, para poder oferecer à minha filha uma melhor qualidade de vida. A minha luta em continuar a ajudar a minha filha , está longe de terminar e para isso necessito a ajuda de todos os amigos, para poder divulgar de forma a que todos juntos possamos ajudá-la. Mais do que nunca, eu e a Rafaela precisamos de todo o vosso apoio e amizade, pois eu encontro-me a viver sozinha com a minha princesa. Ela é um amor, um doce de criança ,é a razão do meu viver e da minha luta. O sorriso lindo da minha filha dá-me forças para levar o meu dia a dia. Peço a vossa AJUDA, no sentido de divulgar o caso da Rafaela, pois ao unirem-se a mim irão ajudar-me a transformar a história da Rafaela numa simples história de encantar. Acrescento apenas, que a Rafaela , sofre de uma lesão estática a nível do sistema nervoso central que lhe afectou a parte psicomotora. As fotos anexadas, demonstram todo o esforço e vontade e vencer! Por favor ajudem-me a ajudar a minha filha, pois estou a ficar sem ajudas para voltar a CUBA e retomar os tratamentos.


NOME : RAFAELA FILIPA CORDEIRO AGUIAR (conta CUBA)
NIB: 0038 0074 01400311771 20
IBAN: PT50 0038 0074 01400311771 20
BIC: BNIFPTPL

Estou ao dispor para qualquer esclarecimento: 912433738

(TÂNIA CORDEIRO)

Por favor qualquer ajuda será excelente para a minha Princesa poder evoluir.

Muito Obrigada

Cumprimentos

Tânia Cordeiro

Dep. Técnico de Qualidade_ Laboratório
Sinflex - Ind. Molas Técnicas, Lda
Telf. 256 880 370
Fax 256 880 379
E-mail: tania.cordeiro@sinflex.pt



Etiquetas:

sexta-feira, abril 11, 2008

"Banana phone"



O "Improv everywhere" (http://improveverywhere.com/) é um grupo de Nova Iorque que realiza "missões" em espaço público com o intuito de chocar e animar as pessoas através de actuações inesperadas. Este grupo inspirou a criação de muitos outros, com o mesmo objectivo, por todo o mundo. Como exemplo das missões podemos ver as mais recentes, a missão do "banana phone" em que 70 "agentes" vão para um centro comercial e usam uma banana como se fosse um telefone, noutra os "agentes" realizam um musical numa zona de restauração, ou até a mais famigerada missão em que centenas de agentes permanecem 5 minutos paralisados na Grand Central Station. Todas estas missões, com uma dinâmica muito similar à dos clássicos "apanhados", apesar do seu marcante carácter humorístico podem ser encaradas como experiências sociais e por isso tornam-se interessantes para um olhar mais detalhado da sociologia ou até da psicologia social. Em quase todas elas, os "agentes" quebram normas e rotinas, efectuam uma ruptura com o quotidiano do "mundo da vida"(Schutz) e com condutas consideradas adequadas nos diversos espaços sociais escolhidos. Havendo uma quebra com as mesmas, os diferentes actores não envolvidos nas actuações tentarão entender os tão estranhos fenómenos para posteriormente os integrarem na sua própria construção mental da realidade. No caso do "Banana Phone" alguns indivíduos chegam a perguntar aos "agentes" o que se está a passar. Numa época em que os objectos de consumo são marcados efemeridade e diversidade o "Banana Phone", aos olhos dos actores socais seria provavelmente apenas mais uma moda em volta de um novo produto. O facto do espaço social ser um centro comercial ou seja um espaço de consumo reforça esta inferência. Deste modo as perguntas de certos actores sociais e até a explicação de um dos agentes torna-se assim muito legítima. O factor quantidade possuiu também nesta missão um peso preponderante. Se esta fosse constituída por um ou dois agentes, estes seriam provavelmente classificados de "parvos" mas havendo 70 agentes o fenómeno ganha uma maior credibilidade. Portanto, a quantidade de agentes e o contexto social onde esta se desenvolve acaba por influenciar o resultado da inferência.

"Humor Sociológico"


Este post e o próximo partilham umas ideias dum colega de curso; tal e qual as recebi por e-mail.