terça-feira, novembro 30, 2004

Continuamos a precisar de gente!

Malta, continuamos a precisar de apoio para a dinamização das discussões no blog do Ges. Se quiserem participar, já sabem: basta enviar um e-mail para ges-flup@portugalmail.pt e nós enviar-vos-emos um invite para que possam criar a vossa conta no blogger.
Entretanto, será criada em breve uma nova rubrica no blog, que consistirá no lançamento para debate de uma questão diferente todas as semanas.
Fiquem atentos e participem!

terça-feira, novembro 23, 2004

Loïc Wacquant e os "ideólogos" do neoliberalismo

Acutilante: a intervenção de Loïc Wacquant na passada 6ª Feira, a fechar o colóquio sobre Pierre Bourdieu organizado pelo Departamento de Sociologia.
Poderosa: a sua visão profunda e integrada da configuração do Estado neoliberal e da interligação entre economia, regulação social e sistema penal/prisional.
Devastadora: a crítica em torno dos académicos do "pós-modernismo", apelidados de "ideólogos" da "aliança transnacional de classe" que impõe, à escala global, a lógica do neoliberalismo. O Scott Lash, que há não muito tempo esteve na FLUP a falar de "capitalismo metafísico" (?!), deve ter ficado com as orelhas a arder.
O Loïc Wacquant parece, aliás, apostado em prolongar o debate e acentuar a controvérsia em torno desta questão, algo que vem já da reflexão conjunta com Bourdieu, quando este ainda era vivo. Sobre este tema, veja-se, de resto, o absolutamente devastador artigo publicado em www.npmueg.ubbi.com.br/pos1-3bourdieu.htm, onde os dois autores - Loïc Wacquant e Pierre Bourdieu - se insurgem contra o "imperialismo da razão neoliberal" de que autores como Giddens e companhia são os arautos. O homem está numa cruzada, meus amigos!

segunda-feira, novembro 22, 2004

Participação do GES no Colóquio sobre Pierre Bourdieu foi um sucesso!

A prestação do Ges-Flup nos passados dias 18 e 19 - no Colóquio sobre Pierre Bourdieu - foi um êxito. A equipa entrou ao ataque, montando uma banca de venda dos livros do Pierre Bourdieu editados pela Celta e da sua "jóia da coroa": a "Gestos". Apesar de nem sempre o ataque se desenvolver com o auxílio de muitas unidades, a equipa mostrou robustez ofensiva, materializando as oportunidades criadas e facturando nos momentos decisivos (sobretudo durante os intervalos). Resultado: a afirmação da vitalidade desta excelsa agremiação e a conquista de um pouco mais de liquidez para os seus depauperados "cofres".
A "Gestos" constituiu uma agradável surpresa, tendo sido gabada inclusivamente pelos elementos das equipas "adversárias" e por alguns dos artistas que pisaram o terreno do auditório da Reitoria da UP. O futuro é, pois, promissor. Para breve, está prevista a realização de mais um treino de captação de jovens talentos (vulgo "Reunião Geral de Estudantes de Sociologia"), momento em que poderemos discutir mais aprofundadamente esta e outras questões de interesse para a equipa. Fica atento!

quarta-feira, novembro 17, 2004

Todos ao Colóquio sobre Pierre Bourdieu! O GES precisa do vosso contributo!

Pessoal, é já amanhã o primeiro dia do colóquio sobre Bourdieu, a partir das 9h30 no auditório da Reitoria da UP. O Ges-Flup vai estar lá com uma banca de venda de livros e a ajuda de todos é fundamental, sobretudo nos intervalos das sessões. Mesmo que não estejam com intenções de assistir a todo o colóquio, apareçam por lá para dar uma ajuda! Vai ser um momento de afirmação da vitalidade do Ges (dizemos nós...). Além disso, ainda poderão ouvir (e conviver, quem sabe!) com algumas das maiores vedetas sociológicas - nacionais e internacionais (o Bourdieu é que haveria de gostar de estudar a lógica do campo académico reflectida neste tipo de eventos...).
Apareçam e dêem uma ajuda na banca!

terça-feira, novembro 16, 2004

Eleições para o Conselho Pedagógico

As eleições para o Conselho Pedagógico da FLUP são já no próximo dia 6 de Janeiro. Nessa data será eleito, entre outros, o representante dos alunos de Sociologia no Conselho Pedagógico (biénio 2005/2006). Trata-se de uma tarefa da maior importância e que, como tal, deve ser valorizada. As listas a apresentar às eleições deverão ser compostas por 3 alunos do curso: um representante efectivo, um representante suplente e um mandatário da lista.
Para obteres mais informações, contacta o Conselho Pedagógico da FLUP (2º Andar, junto ao Bar dos Professores) ou, se preferires, a Inês Pinho (5º Ano), que é a actual representante dos alunos de Sociologia no Conselho Pedagógico.
Participa! Ajuda a dar voz aos teus colegas de Sociologia!

segunda-feira, novembro 15, 2004

Publicar posts no blog

Para poderem publicar posts no blog do Ges, o melhor a fazer será enviarem um mail para ges-flup@portugalmail.pt. Logo que recebermos o vosso mail, mandaremos um invite para poderem aceder ao blog e publicar os vossos posts. Terão de clicar no link apresentado no nosso mail e criar uma conta no blogger, seguindo os passos propostos. Depois... é só participar!

[Com excepção dos posts assinados pelo GES-FLUP, todos os posts publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.]

Colóquio Científico Internacional "Pierre Bourdieu: a teoria da prática e a construção da sociologia em Portugal"

É já nos próximos dias 18 e 19 (5ª e 6ª Feira) que se realiza, no auditório da Reitoria da UP, o colóquio científico internacional sobre Pierre Bourdieu. Vai ser certamente uma oportunidade única para aprender umas coisitas e ainda ouvir algumas das maiores vedetas - nacionais e internacionais (Patrick Champagne, Loïc Wacquant...!) - da sociologia contemporânea.
O Ges-Flup vai estar presente com um ponto de venda de livros e outros materiais, pelo que apelamos à tua participação e, já agora, à tua ajuda. Para os sócios do Ges, os livros da Celta Editora terão um desconto de 40%.
Para mais informações ou incrições, o melhor é dirigires-te ao Instituto de Sociologia. Quanto ao preço do colóquio... bem, é um pouco exagerado para nós, meros estudantes de bolsos vazios (mas mente repleta!), mas não deu mesmo para diminuir. O colóquio tem muitas despesas e tal... De todo o modo, ainda podemos assistir (grátis) a dois workshops com as nossas vedetas internacionais: na 4ª à tarde com o Patrick Champagne e no sábado de manhã com o Loïc Wacquant.
Informa-te e participa!


sexta-feira, novembro 12, 2004

O Processo de Bolonha e os cursos de Sociologia: comunicado da APS

A APS tomou a seguinte posição pública - subscrita pelo Departamento de Sociologia da FLUP - sobre a reorganização dos cursos na sequência das propostas da Declaração de Bolonha:

"As mudanças associadas à criação de um Sistema Universitário e de Ensino Superior Europeu, o chamado processo de Bolonha, podem constituir uma oportunidade para melhorar a qualificação dos nossos diplomados e estimular formas de cooperação científica e profissional, procedendo à necessária harmonização para a mobilidade. A sua aplicação adequada exige avaliação cuidadosa das especificidades nacionais bem como das características de cada área científica e de ensino.

As licenciaturas em Sociologia do País apresentam um figurino comum de quatro ou cinco anos de formação (equivalendo a 240 ou 300 ECTS) que compreendem um ciclo de formação geral, de iniciação aos fundamentos teóricos e metodológicos da Sociologia e outro de formação mais aplicada dos saberes sociológicos. Em todos os cursos se verifica a existência de um último ano que inclui actividades de seminário, laboratório, tese e/ou estágio profissionalizante.

O modelo tem cumprido o objectivo duplo de desenvolvimento de competências para o campo profissional e/ou para prosseguimento de estudos avançados e tem garantido a qualificação do licenciado, habilitando-o para os vários desempenhos a que a profissionalização obriga.

Graças a ele a quase totalidade dos licenciados já se encontra integrada no mercado de trabalho 6 meses após o final da licenciatura. São estes os resultados inequívocos a que têm chegado, desde há alguns anos, quer o Observatório das Saídas do Ensino Superior, quer a avaliação externa das licenciaturas em Sociologia, promovida por comissões independentes no âmbito da Fundação das Universidades Portuguesas. Esse modelo de ensino tem permitido a colocação de sociólogos nos mais variados sectores das empresas, da administração pública, das organizações não governamentais e também o aumento da comunidade de investigadores. Mais de 2000 destes sociólogos estão associados na Associação Portuguesa de Sociologia.

Os diplomados em Sociologia, profissionais altamente qualificados, quadros superiores, técnicos e especialistas da administração pública e das empresas, quadros dirigentes, docentes e investigadores têm conseguido criar condições para se adaptarem às mudanças tão constantes no mercado de trabalho. Atingiram-se patamares de qualificação que não devem agora ser diminuídos. O país, para o seu desenvolvimento, necessita da contribuição destes profissionais e das suas qualificações.

A conclusão unanimemente partilhada é, assim, a de que são indispensáveis 4 anos (240 ECTS) para formar um profissional em Sociologia, capaz de desenvolver as competências de trabalho, de concepção e de direcção próprias de um quadro superior. No contexto que actualmente se discute, o 4º ano permitirá oferecer um caminho mais individualizado de experimentação e desenvolvimento, capaz de completar uma eficaz preparação para a profissionalização ou para o prosseguimento e aprofundamento da formação científica em coincidência com a escolaridade pós-graduada. Um primeiro ciclo de formação mais curto corresponderia a uma habilitação direccionada para os segmentos de quadros técnicos intermédios, que ficaria claramente abaixo do perfil de funções hoje asseguradas com eficiência pelos sociólogos.

Só com um perfil de formação adequado se garantirá, no contexto da integração europeia, uma formação qualificada e um contributo profissional de clara relevância e utilidade social. O desenvolvimento equilibrado das vertentes científica e profissional tem sido uma das características da Sociologia em Portugal, que importa não perder e interessa aprofundar, acompanhando as transformações das sociedades contemporâneas."

quinta-feira, novembro 11, 2004

Sócios GES-FLUP: Inscrições

Continuam abertas as inscrições para sócio do Ges-Flup. No pagamento da singela quantia de 5 Eur (quota de 2004 para os estudantes do 2º ano e seguintes e quota de 2005 para os estudantes do 1º ano), poderás tornar-te sócio do Ges-Flup e usufruir de todas as vantagens desse estatuto: bónus de 2 valores em todas as notas até ao fim do curso, descontos nas idas aos estádios dos 3 grandes, reforço da vida sentimental e amorosa, inserção sócio-profissional garantida e um rissol de frango no bar da FLUP. Pronto, talvez estejamos a exagerar... o rissol não está incluído. Na verdade, receberás a "Gestos" (a fabulosa revista do Ges) e um fantástico cartão de sócio, para além do sentimento de dever cumprido por contribuíres para o sucesso desta instituição.
Para te inscreveres, dirige-te ao Pedro Tavares (5º ano) ou espera pelo colóquio sobre Bourdieu dos próximos dias 18 e 19 de Novembro, onde estaremos com um ponto de venda de livros e uma pequena banca do Ges-Flup. No colóquio, os sócios do Ges poderão, aliás, usufruir de um mega desconto de 40% na aquisição de livros da Celta Editora. O público em geral terá um desconto de apenas 30%.
Inscreve-te já!

"Gestos": Revista do GES-FLUP

Como já devem saber, o Ges-Flup lançou no passado mês de Julho o primeiro número da sua revista - a "Gestos" -, facto que constitui um marco na história das iniciativas levadas a cabo por estudantes de sociologia da FLUP. Pretensão antiga dos estudantes, o lançamento da Gestos constituiu importante passo no sentido do aprofundamento da nossa relação com a Sociologia enquanto ciência e enquanto prática. De um modo assumidamente despretensioso e descomplexado, a Gestos pretende sublinhar a importância daquela que é, porventura, a principal mais-valia da Sociologia: a sua diversidade. Diversidade teórica e metodológica, mas também de pontos de vista, de preocupações, de opções, enfim, de experiências e de percursos. É essa diversidade que é preciso dar a conhecer, levando-a para fora dos muros da Universidade, para o lugar onde a Sociologia realmente deve estar. É esse o grande objectivo da "Gestos".
A "Gestos" encontra-se já à venda pelo valor simbólico de 5 Eur (a ver se conseguimos pagar as dívidas o mais rapidamente possível...). Aos estudantes de sociologia da FLUP que se inscreverem como sócios do Ges será oferecida a revista no pagamento da sua quota anual. Entretanto, será lançado em breve o concurso para apresentação de textos para o número 2 da Gestos, que esperamos que venha a sair no primeiro trimestre de 2005. Fica atento ao nosso blog.

segunda-feira, novembro 08, 2004

GES-FLUP: não fiques de fora!!!!

Há muito tempo que os estudantes de sociologia da FLUP reclamam por um espaço de discussão, onde se promova o debate de ideias. A necessidade de desenvolver actividades complementares à licenciatura, de deixar uma marca que não apenas a dos nossos rabos nos bancos das salas de aula (porque o curso não é só isso!), levou à criação, em Novembro de 2001, do Ges-Flup.
Depois de um período de alguma estagnação, voltamos agora em força à actividade. Para que o GES responda e corresponda às aspirações dos estudantes de Sociologia, é essencial a tua colaboração. Quando receberes o convite para aderir a este blog, não hesites, inscreve-te e vem deixar a tua marca, acrescentar algo de novo ao que te dão.
Este blog é mais um instrumento de participação, espaço de discussão de ideias, espaço de critíca, ponto de encontro de pontos de vista. Por isso, não fiques de fora, não sejas mais um, sê tu mesm@!