terça-feira, janeiro 25, 2005

Concurso "Gestos" n.º 2: Normas para apresentação de artigos

Na sequência de alguns pedidos da parte de colegas interessados em participar no envio de artigos para o número 2 da "Gestos", o GES-FLUP decidiu publicar aqui as normas do concurso. Os trabalhos poderão ser entregues até 28 de Fevereiro através de e-mail (ges-flup@portugalmail.pt) ou em mão a qualquer elemento dos corpos sociais do GES.

Participem!

Normas para apresentação de trabalhos

1. Os artigos propostos para publicação na revista Gestos deverão abordar temáticas na área disciplinar das Ciências Sociais e serão obrigatoriamente da autoria, individual ou em parceria, de alunos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, quer frequentem ou não a licenciatura em Sociologia.

2. Todos os artigos propostos para publicação na revista Gestos devem ser entregues, em duplicado, a um qualquer membro dos corpos sociais do GES-FLUP, que os centralizará junto das pessoas responsáveis pela dinamização desta iniciativa. Os artigos propostos serão submetidos à avaliação, em regime de anonimato, de 2 ou 3 professores do Departamento de Sociologia da FLUP. Os trabalhos escolhidos (aproximadamente 10) serão publicados na Gestos.

3. Os textos devem ser impressos em páginas A4, a espaço e meio e “corpo” de letra 12 (Times New Roman). Devem ainda ser acompanhados de uma disquete com o ficheiro de texto em Microsoft Word for Windows. O ficheiro com o artigo poderá também ser enviado para o e-mail do GES-FLUP: ges-flup@portugalmail.pt.

4. O limite máximo de dimensão dos artigos deverá situar-se entre os 30.000 e os 35.000 caracteres (cerca de 12 a 15 páginas), incluindo notas, bibliografia, quadros, gráficos e figuras. Cada artigo deve ser acompanhado de um resumo com cerca de 5 a 8 linhas.

5. As transcrições deverão abrir e encerrar com aspas. Os vocábulos noutras línguas que não a portuguesa devem ser formatados em itálico. No caso de haver bibliografia, a citação das obras poderá ser anglo-saxónica ou continental, apresentada por ordem alfabética dos apelidos.

6. Todos os artigos entregues ao GES-FLUP devem conter a versão final do texto, pronta a publicar e devidamente corrigida de eventuais gralhas, e a indicação dos dados pessoais do autor ou autores, incluindo o curso e ano frequentados, o âmbito em que foi produzido o artigo e elementos de contacto (telemóvel, e-mail, etc.).

7. Cada autor não poderá apresentar mais do que dois artigos. Para que possa apresentar dois, porém, pelo menos um deles terá de ser em parceria.

8. Poderão ser entregues trabalhos ou resumos de trabalhos, relatórios temáticos, projectos de investigação, dissertações teóricas, recensões críticas sobre um autor ou sobre uma obra específica, materiais sociográficos ou outro qualquer material de interesse sociológico produzido ou não no âmbito da licenciatura frequentada pelo autor. Privilegiar-se-ão, contudo, os trabalhos produzidos no âmbito da licenciatura.

9. Na selecção dos artigos, valorizar-se-ão especialmente os trabalhos que se caracterizem pela originalidade do tema e/ou do tratamento do tema, pela inovação, criatividade e qualidade sociológica.

10. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Direcção do GES-FLUP.



quarta-feira, janeiro 19, 2005

Boa sorte para os exames!

O GES-FLUP deseja a todos os estudantes de Sociologia envolvidos nessa saga que é a época de exames o maior dos sucessos. Estudem muito e mostrem a qualidade que todos sabemos existir!
Entretanto, não deixem de pensar nas questões que estão em cima da mesa: a entrega dos artigos para o número 2 da "Gestos" e os temas para as Noites de Sociologia 2005. Já temos algumas opiniões, mas precisamos de mais! Na primeira semana após o final da época de exames será realizada uma grande reunião geral de estudantes de Sociologia para definir estas e outras questões importantes.

Até lá, bom trabalho e, claro, boa sorte!

segunda-feira, janeiro 17, 2005

Para uma sociologia dos heróis... ou não!

Preparava-me eu para publicar aqui assim no blog do GES um artigo de fundo que lançasse as bases de uma "sociologia dos heróis" - abordando a importante questão dos líderes e tal - quando percebi que isso ia ser virtualmente impossível. A ideia é boa. O problema é que não há realidade empírica em Portugal que a possa sustentar. Tive de mudar os meus objectivos. A tese fundamental agora é a célebre frase da minha avózinha: "Os heróis estão todos no céu, meu filho!" "Meu filho" é ela que diz, não faz parte da tese... Mas é verdade! Senão vejamos o caso português:

Herói n.º 1: José Castelo Branco (entidade parecida com alguma coisa que ainda não consegui definir muito bem);
Herói n.º 2: Alexandre Frota (actor porno);
Herói n.º 3: de momento não estou a ver assim ninguém...

Sou capaz de desistir do meu projecto. Estava a pensar editar um artigo em parceria com o meu amigo imaginário, o Tobias, mas acho que não. Não quero ser como aqueles sociólogos que estudam coisas que não existem na realidade, mas apenas na cabeça deles.

quinta-feira, janeiro 13, 2005

"Gestos": o número 2 vem aí!

Está já em preparação a edição do número 2 da "Gestos", a Revista do Ges-Flup! Por isso mesmo, o Ges aproveita para lançar o concurso de apresentação de textos. Poderão participar todos os alunos da FLUP, desde que apresentem textos de interesse sociológico. O prazo de entrega dos trabalhos será até ao dia 28 de Fevereiro. A ideia é editar a revista na Semana de Sociologia (em Abril) ou, o mais tardar, até ao final de Maio.
Apelamos à participação de todos; o Regulamento poderá ser obtido através de um pedido para o nosso endereço de e-mail - ges-flup@portugalmail.pt - ou no Instituto de Sociologia, onde estará disponível muito em breve.
Estejam atentos ao blog e preparem já os vossos artigos!

sexta-feira, janeiro 07, 2005

Noites de Sociologia '05

Queridos colegas e amigos:

Estão já em preparação as Noites de Sociologia 2005, este ano previstas para a primeira semana de Abril. A ideia é antecipar um pouco as coisas, de modo a não sobrecarregar o final do ano lectivo que, como todos sabemos, costuma ser particularmente desgastante.
Nesta fase, exige-se muita imaginação e propostas concretas. O Ges aproveita, aliás, para lançar aqui no blog o debate em torno do melhor tema para as Noites deste ano. Deixem os vossos comments com propostas e depois decidir-se-á numa Reunião Geral de Estudantes a realizar logo após o fim da época de exames.
O envolvimento de todos é essencial, de modo a que ninguém fique sobrecarregado de responsabilidades e de modo a que o sucesso da iniciativa seja pelo menos tanto como foi no ano passado.
Por isso, não fiquem de fora! Participem!

domingo, janeiro 02, 2005

Previsões para 2005

Todos os anos, por esta altura, todos os mestres Mambos, professores Mamadus, Karambas, e astrólogas Mayas, "licenciados" nas artes do oculto, lançam as suas "previsões" para o período que agora se inicia. Sempre fui céptico em relação ao que esses senhores e senhoras profectizam mas, na noite de passagem de ano, tive em primeira-mão uma experiência mística que me fez vislumbrar o futuro... Estava eu em amena cavaqueira com alguns amigos que não via há muito, quando desceu sobre nós, de forma inesperada, um ente espirituoso que deu pelo nome de Santo Johnny Walker. Por influencia desse grande espírito, entramos todos em transe e começamos a fazer previsões. Deixo-vos as mais significativas.

1-Pinto da Costa vai continuar a ser presidente do FCP.
2-Santana Lopes e Paulo Portas, após a derrota nas eleições, emigram para a Papúa Nova Guiné e nunca mais se sabe deles. ( isto é mais um sonho que uma previsão....)
3-Manuela Moura Guedes vai substituir o habitual "É..", depois de cada noticia, por "Pois é..."
4-A gasolina vai aumentar
5-O tabaco vai aumentar
6-As propinas vão aumentar
7-Eu não vou ganhar o euromilhões
8-2005 vai ter 365 dias.
9- A revista Gestos vai se tornar uma referencia mundial a nivel das publicações sociológicas... ou não.
10-Vamos ter cantina na flup... Pelo menos o edíficio...
11-A Endemol vai realizar um contracto com o Conselho directivo da Flup, e vão produzir um reality show, ao estilo quinta das celebridades, onde cerca de 4000 concorrentes têm que conviver num espaço sem as minimas condições.