domingo, outubro 23, 2005

Weblogs ferramenta para o exercício da CIDADANIA

A internet, e com ela os weblogs ou Blogues, vieram definitivamente para ficar, actualmente com um crescimento elevado no nosso país, esta ferramenta disponível aos cidadãos vem potenciar a partilha de conhecimentos e o exercício da cidadania.
Os Blogues representam, o alargamento do espaço de comunicação com novas vozes e intervenientes, aqui o importante será a credibilidade dos Blogueres e das publicações. Seria interessante o desenvolvimento temático, e até de especialização. Importante será também o respeito pelas fontes e citações, nas publicações pessoais.
"Um exemplo da capacidade real de intervenção da sociedade civil na vida do Porto"(Tiago Azevedo Fernandes in Jornal de Notícias, pag.20,Edição de Domingo, 23-06-2005).
http://porto.taf.net/

Publicação do Trabalho O Sindicalismo por:Victor Simões; Victor "Antigo" e Carlos Peixoto.

quarta-feira, outubro 19, 2005

Em defesa da Língua Portuguesa

Caríssimos, numa altura em que apesar de ser falada por cerca de 200 Milhões de pessoas, a língua Portuguesa continua a não ser considerada nas instâncias internacionais, é altura de contribuirmos para que isso seja alterado.
Existe uma petição que pode ser subscrita no sentido do site da FIFA, ser também redigido em Português, para quem quizer subscrever aui segue o Link:

Petição FIFA

terça-feira, outubro 18, 2005

No rasto das notas Euro

"O percurso de mais de dez milhões de notas de euros está a ser seguido um pouco por todo o Mundo, graças à plataforma "on-line" Euro Bill Tracker, símbolo da união dos países da Zona Euro. O princípio é simples quem tiver notas de euro no bolso pode registar-se no site www.eurobilltracker.com e inserir o número de série da nota; se esta já tiver sido registada no sistema, o utilizador é avisado sobre a última localizaçãoda sua nota."
Ler mais em...
In Jornal de Notícias - Edição de 17-10-2005

segunda-feira, outubro 17, 2005

Blogs

O fenómeno começou nos anos 90, mas foi sobretudo a partir de 2003 que aumentou a visibilidade e cresceu como nunca. Com os Blogues a edição deixou de ser um privilégio de alguns. Qualquer cidadão, tem disponível uma ferramenta para partilhar, ideias e informação e sobretudo intervir na sociedade. Aproveitando estes recursos da internet, poderemos de facto dar voz, às causas sociais e políticas, com uma visibilidade surpreendente.
Para os interessados aqui fica o link de um fotoblog http://www.anda.ca/ entretanto podem visitar uma experiência no mesmo fotoblog.

domingo, outubro 16, 2005

Pobreza e exclusão social em Portugal

Sendo este um tema, em discussão nos mais variados locais, nas Universidades, nos meios políticos e uma preocupação global, nas diferentes organizações sociais não-governamentais, será de esperar que como parte integrante da sociedade, nós os estudantes, contribuamos tambem para a sensibilização dos governos e de quem detem o poder. Despoletando o alerta, do aumento das desigualdades de oportunidades e o crescente aumento dos pobres no nosso país e no mundo, e a consequente exclusão de um mundo que em pleno século XXI, aínda não foi capaz de criar mais justiça na divisão da riqueza.
Os pobres, são cada vez mais pobres e em porporcionalidade à medida que o Ranking da Forbes, acrescenta novos multimilionários à sua lista.
Por cada novo Magnata, milhões de seres humanos passam à condição de sobrevivência...
Ver mais...

terça-feira, outubro 11, 2005

O Grito do Povo!

Com a Revolução de Abril de 1974, chegou a Liberdade, toda a esperança de um povo na melhoria das condições de vida, na educação, cultura, respeito e dignidade...tudo nos foi prometido o espírito da Revolução sem sangue, levou a que efectivamente um povo amordaçado pela ditadura conquistasse o direito de gritar
VIVA A LIBERDADE E A DEMOCRACIA!
Passadas que estão três decadas, o que fizeram os nossos políticos? Aniquilaram a economia, alienaram os bens publicos, esvaziam os bolsos dos mais pobres, continuamos a ser os coitadinhos da Europa e porque não basta, agora exigem que paguemos a factura com um aperto do sinto que não é extensível a todos ou seja à classe dos políticos... usufruem de salários principescos e mordomias custeadas pelo erário público com que se fazem pagar, acumulando inclusivé com outros rendimentos e até reformas chorudas.
Não pretendo desenrolar todo o rol das afrontas que são feitas por estes senhores ao povo que os elegeu, mas para quem os vê a dormitar em plena Assembleia da Républica, a passear e a desbaratinar dinheiros publicos, para além de toda a corrupção instalada... que moral têm para pedir sacrificios a um povo martirizado por trinta anos de desgoverno?
Promessas não faltam, esbanjam milhares de euros em indeminizações a administradores públicos, que destituem dos cargos, para lá colocarem os boys, amigos e compadres... acobertam transgressões de trânsito efectuadas por governantes e magistrados da Républica, que aínda por cima se colocam acima da lei e não pagam como qualquer de nós o que a lei assim determina, a coima no acto da transgrssão, mesmo circulando a 200Km/hora para ir almoçar... a cerca de 25Km do destino, mas o que é isto?
E o oficial da Brigada de Trânsito, que moral terá para autuar um pobre coitado que exceda o limite de velocidade máxima em 20Km/hora, porque até ia distraído? E que para pagar a coima irá passar dificuldades nesse mês e pior aínda que tenha a conta sem dinheiro, que é o caso da maioria dos portugueses!
Todos estes senhores que nos governam desde Abril de 1974, são os que fazem com que sejamos ridicularizados na Europa e no Mundo, não querem saber nem de Portugal, nem dos portugueses, querem sim servir-se do país e dos cargos que nós o povo lhes atríbuimos!
Os mesmos, que nos governam desde sempre não sabem o que é não ter dinheiro para uma vida digna, não sabem quanta miséria existe em Portugal, não sabem o que é querer dar comer aos filhos e não ter (eles até podem levar os seus filhos a SAFARIS em África). A novela continua... o nosso Primeiro Ministro, gastou 2 Mil Euros com um Falcon (Avião da Força Aérea Portuguesa), para assistir ao jogo Portugal-Liechtenstein de qualificação para o mundial... e continuam a pedir aos portugueses o que já não têm para dar...

Poema para o mundo

quinta-feira, outubro 06, 2005

Contactos...On Line_Trabalhos de grupo

Caríssimos, aqui está uma óptima ferramenta de trabalho para estudantes, professores e outros interessados. Trata-se de um organizador pessoal on-line, a grande diferença e vantagem deste organizador é a possibilidade de aceder às informações a partir de qualquer computador, uma vez que elas ficam armazenadas na internet e não no PC. Se os seus colegas também instalarem o programa, podem partilhar contactos, compromissos e tarefas em comum. Apresenta um gestor de e-mails e o MSN Messenger.A possibilidade de partilhar ficheiros com quem se pretende, no caso dos trabalhos em grupo, a possibilidade de serem acedidos e retrabalhados por qualquer membro desse grupo é a funcionalidade mais útil no nosso caso... experimentem! O programa é freeware.

http://www.universalvillage.net/

Obs: oportunamente, disponibilizarei uma explicação completa do funcionamento.