sábado, dezembro 24, 2005

FeLiZ nAtAl!

O GES-FLUP deseja a todos os seus membros - e ao povo planetário em geral (bem... a algumas pessoas não, mas isso agora não vem ao caso) - um feliz Natal, cheio de reflexões sociológicas profundas e muitos livros do Bourdieu no sapatinho!

Feliz Natal e participem no blog!

O GES-FLUP

terça-feira, dezembro 13, 2005

Musiquinha no Blog!

A pedido de alguns colegas retirei a musica de fundo que coloquei no Blog. Agradeço, à administração do Blog o facto de não a ter retirado, o que seria péssimo e de mau gosto... se o tivessem feito seria a última colaboração minha no Blog, pois já seria repetitivo, na medida em que já não seria a primeira vez, não estava para comentar o sucedido, mas já agora aproveito para o fazer, pois sem minha autorização e discricionáriamente, o que não é normal em DEMOCRACIA, à tempos atrás retiraram duas fotos que eu tinha colocado, uma com a imagem da Faculdade e outra com um poster do 25 de Abril... o que me indignou bastante, pois se este blog não fôr de todos e para todos, não me interessa participar... já agora uma sugestão porque não elaboram antes um regulamento de participação de forma a todos saberem o que podem ou não postar? Desta vez agiram correctamente espero que continuem a agir desta forma, pois éticamente não é bonito retirar o que os colegas publicam só porque nós não gostamos.
Até breve, um grande abraço.

segunda-feira, dezembro 12, 2005

eurobilltracker

O já conhecido sitio para registo das notas EURO, tem evoluido e apresenta um crescimento bastante bom, apresenta várias estatisticas interessantes, vale a pena ver.
Desde que referênciamos o eurobilltracker em 18-10-2005, aqui no Gesflup, Portugal deixou o 6º Lugar, por troca com a França, ocupando agora a 5ª posição do ranking internacional. Entretanto foi criado um blog dedicado que visa o convivio e troca de ideias entre os participantes do eurobilltracker, quem estiver interessado em participar no referido Blog, poderá enviar um e-mail para ebtgaiaportugal@sapo.pt de notar como curiosidade que o sitio do eurobilltracker, adicionou um link para o GES-FLUP.
Quanto ao nosso Blog, dou os meus parabens aos administradores pela mudança de visual, com um ar de renovação e as boas vindas aos novos colaboradores, a ideia de temáticas mensais é interessante, eu tambem já tinha lançado o repto, pena é que os colaboradores aínda sejam poucos... não sei prquê, falta de tempo ou aínda pouco à vontade na edição dos blogs? Gostaria de lembrar que dei os meus primeiros passos nisto das publicações web à muito pouco tempo e sem conhecimentos nenhums, e que apenas por gosto e como autodidacta, já aprendi um pouco, o suficiente para poder colaborar em vários blogs e páginas web.
Aqui fica o desafio a todos os colegas e se precisarem de ajuda, eu poderei ajudar dentro do que sei, podem contactar-me pessoalmente ou por e-mail para ficovictor@sapo.pt


sexta-feira, dezembro 02, 2005

O Sindicalismo, origens e posicionamento actual numa perspectiva de resposta a um mundo global

Elaborado por: Victor Simões,Victor Gonçalves e Carlos Peixoto



O presente trabalho pretende ser uma reflexão sobre o movimento sindical inserido nos movimentos sociais da sociedade industrial e pós industrial.

O percurso do sindicalismo coincide com o próprio percurso da sociedade capitalista, provavelmente o sindicalismo se esvaziaria numa sociedade assente em critérios de produção justos, em que cada um recebesse o valor justo do seu trabalho e que este simultaneamente beneficiasse o homem em termos de qualidade de vida e na medida em que as sociedades desenvolvidas são excedentárias em termos de bens de consumo disponíveis.
A origem do sindicato tal como o conhecemos hoje esta intimamente ligada a revolução industrial e a divisão do trabalho como foi conceptualizado pelos detentores dos meios de produção capitalista.


Foram as dificuldades dos operários em individualmente reivindicar e conseguirem melhores salários e condições de trabalho mais dignas face ao patrão todo-poderoso que emergiu a necessidade de perante uma luta desigual os operários se unirem e fazerem das suas vozes uma só, que originaram os sindicatos, isto é, de grupos de trabalhadores do mesmo ofício, representados pelos seus eleitos.


Os sindicatos e as suas formas de luta variam de sociedade para sociedade, embora pese que nas sociedades mais industrializadas a sua importância e o seu papel na dinâmica social seja de maior relevo.


Os sindicatos não são estáticos evoluem com a evolução das sociedades, hoje o seu papel não tem o peso ideológico que teve no passado, mas a sua importância e incontornável para as sociedades democráticas, não há politica social e politica para o emprego que não tenha nas negociações governamentais o representante dos sindicatos.


O trabalho continua a ter uma centralidade vital para as pessoas, ocupam os seres humanos num terço da sua vivência diária, e para grande parte da humanidade enquanto o sol aquece, bafeja e ilumina a Terra encontram-se enredados numa actividade que lhes remunera a sua existência, e que dá sentido à sua vida na esfera social como forma de efectivar, o seu contributo para com a sociedade.


A precariedade devido ao que alguns autores já chamam da terceira revolução industrial acabou com “emprego para toda a vida” bem como cimentou a angústia em que vivem os assalariados.





Ver mais...